10 dicas de como guardar dinheiro

Em: dinheiro|finanças

11 mar 2009
  • Sharebar

Uma das tarefas mais complicadas que existem é se livrar das dívidas e guardar dinheiro, em busca da sonhada independência financeira. Mas como resistir às tentações e conseguir guardar dinheiro todos os meses.

Segue abaixo 10 dicas de especialistas em finanças pessoais de como guardar dinheiro.

Faça um orçamento

A dica fundamental para conseguir guardar dinheiro é anotar todos os gastos mensais, dividindo-os em categorias. Exemplo: Gastos com alimentação, lazer, aluguel, telefone, água, luz, TV a cabo, prestação do carro, título de clube. Dessa maneira, você conseguirá visualizar todos os “vazamentos” que levam o seu dinheiro aos poucos no mês e poderá cortar os que não forem realmente necessários.

A dica fundamental para conseguir guardar dinheiro é anotar todos os gastos mensais

Não espere receber aumento para poupar

O ser humano é exímio na arte de se adaptar. Portanto, adapte-se ao seu salário e poupe o máximo que conseguir dele. Não adianta esperar um aumento, pois você sempre irá esperá-lo e quando recebê-lo irá esperar outro e outro…

Não caia no cheque especial

Faça de tudo para não deixar a sua conta no vermelho, pois os juros do cheque especial são extremamente altos, chegando a próximo de 1% ao dia. Em último caso, se for extremamente necessário o dinheiro, peça emprestado para um familiar e pague-o assim que receber.

Quite suas dívidas

Se tiver dinheiro guardado para eliminar alguma de suas dívidas, elimine-as imediatamente. Negocie com a financiadora um desconto no pagamento antecipado (normalmente as financiadoras já tem esse desconto) e elimine a dívida.

Se você tem o dinheiro para pagar à vista, pague.

Pague à vista quando puder

Se você tem o dinheiro para pagar à vista, pague. Você verá como é mais fácil conseguir um desconto quando tem o dinheiro para pagar. Pagar parcelado é o mesmo que comprar e pagar um empréstimo ao mesmo tempo. Então faça sempre o possível para pagar à vista.

Pense e repense quando for comprar algo

Quando você estiver na vitrine de uma loja e algo o atrair faça a seguinte pergunta: “Isso é realmente necessário?”. Se a resposta for não, não entre na loja. Ao entrar na loja, os vendedores altamente treinados irão fazer de tudo para que você compre. Eles vão jogar com suas emoções até que você saia da loja com algum produto. Infelizmente não há treinamento para compradores, apenas para vendedores, o que deixa o cidadão normal sempre em desvantagem. Ou seja, não entre na loja.

Pague-se primeiro ao receber

Ao receber o seu salário, pague-se antes de qualquer outra conta. Ou seja, se você estipulou que todo mês vai guardar 200 reais, ao receber, guarde esse dinheiro para você e só depois disso pense nas outras contas e dívidas. Negocie com os outros credores, mas não negocie com você mesmo!

Ao receber o seu salário [...] guarde esse dinheiro para você e só depois disso pense nas outras contas e dívidas

Não retire dinheiro dos seus investimentos

Uma dica muito sábia de muitos especialistas em finanças é que não devemos retirar o dinheiro dos investimentos (ativos). Esse dinheiro em investimentos deve ser usado exclusivamente para servir de massa crítica para um crescimento contínuo, gerando rendimentos. Entretanto, é muito difícil resistir à tentação e não gastar o dinheiro investido. Mas acredite, pois essa é uma das dicas mais valiosas para guardar dinheiro e rumar para a independência financeira.

Acredite nos juros compostos

Os juros compostos são como uma lenda, muita gente ouve falar mas poucos acreditam. Isso acontece porque os juros compostos começam a funcionar realmente depois de muito tempo que você guarda dinheiro. Aí você começa a ver o dinheiro multiplicando-se rapidamente nos seus investimentos. Mas lembre-se que os juros compostos realmente existem e eles fazem o dinheiro trabalhar por conta própria, sem que você precise fazer muito por ele.

[...] pense em algo que realmente te motiva para guardar dinheiro e seja muito feliz

Motive-se

Para quê guardar dinheiro? Para ter uma aposentadoria antes de ficar velho? Para fazer a viagem dos seus sonhos? Pense no seu objetivo maior e agarre-se a ele! É só com uma auto-motivação que tudo o que está acima fará algum sentido para você. Então pense em algo que realmente te motiva para guardar dinheiro e seja muito feliz!

Abaixo um vídeo que pode te ajudar mais um pouco:

Você pode se interessar também por:

  1. Ainda na série “Como guardar dinheiro…”
  2. 7 maneiras divertidas de guardar dinheiro
  3. Guardar dinheiro x Investir dinheiro
  4. 10 dicas para a sua independência financeira
  5. 10 dicas de como economizar no supermercado
  • Dimas

        mechamo dimas,   sou solteiro moro com dois amigos.
    tenho 995 r$ menssal mente pago 84 de aluguel, 60 de agua e energia 200 de conpras, e mando 100 pra minha mae ainda asin nao consigo poupar nem um centavo.
      quanto aol resto do meu salario nao sei onde vai.
     oque devo fazer quanto a minha situasao?

  • Rubens

    Perfeito tem me ajudado muito.. estou utilizando as dicas tem 2 meses, eu trabalho embarcado offshore, minha renda e de 2578,00 reais, sou solteiro, não tenho filhos e não moro de aluguel e também não sou consumista, tenho 30 anos e trabalho desde os 17 anos.. estou conseguindo juntar 1200,00 por mês, fora as moedinhas que estou seguindo a dica do Rogeriodiniz5.. 

    As pessoas se enrolam, quando não perguntam pra si mesmo se precisa realmente da compra de tal produto etc…

    Já tive salario a anos atras de 257,00 reais.. e sempre soube guarda grana.. Se tiver objetivo a pessoa chega la.. Mais muitos metem os pés pelas mãos por querer aparecer para a sociedade, se todos tem carro, celular moderno, tablet etc… A pessoa quer ter o mesmo para não ficar por baixo, mais em casa tem 2 a 3 filhos esposa, cachorro, sogra etc… para sustentar..Alias a esposa ou namorada trabalhando também ajuda muito..

    Obrigado pelas dicas… Objetivo não e comprar casa+carro, e viver até morrer com essa meta conquistada.. é ter uma certa quantia antes de se aposentar, pois juntamos dinheiro para pagar os remédios da aposentadoria.

    Abraço Ricardo Alamino 

    Boa sorte a todos!!!

  • Eduardo

    OLÁ, MEU NOME É EDUARDO, TENHO 14 ANOS, NÃO FAÇO NADA DA VIDA A NÃO SER FICAR O DIA TODO NO COMPUTADOR.
    EU ESTOU PENSANDO EM TRABALHAR MAIS MEU PAI, ASSUMIR O LUGAR DA MINHA MAE QUE ESTA FAZENDO FACULDADE DE ODONTOLOGIA, AI EU TRABALHO NO LUGAR DELA, E AI GANHO POR MES CERCA DE CINCO MIL REAIS, O QUE ACHA?
    OS MEUS GASTOS MESMOS SÃO SÓ A COMIDA QUE EU FAÇO NADA MESMO, SÓ ESTUDO…
    AI  EU TO PENSANDO EM JUNTAR DINHEIRO PARA COMPRAR UM CARRO PUNTO OU COMPRAR UMA MOTO R1. MAIS EU TENHO SO 14 ANOS E TEM QUE TER MÍNIMO 18 PARA ANDAR DE MOTO. CARAIO TENHO RAIVA DISSO, MAIS DAQUI 4 ANOS CONSIGO JUNTAR DINHEIRO PARA COMPRAR MEU CARRINHO. MEUS PAIS ME SUSTENTAM E EU TRABALHO GANHANDO 5 MIL ACHO QUE FICA MOLEZA NE.

    4 ANOS x 12 MESES = 48 MESES
    5 MIL x 48 MESES = 240 MIL REAIS

    ACHO QUE VAI DA PRA COMPRA MINHA CASA, E MEU CARRO E MINHA MOTINHA HEHEHE!
    + DAI PRA FRENTE EU VOU TER QUE ME SUSTENTAR MESMO.

    APOS ISSO TENHO SONHOS EM SER UM MÉDICO.
    QUANDO UM MÉDICO GANHA POR MÊS SERÁ?

  • Suellen Bastos

    Quero viajar o valordas deespesas  é em torno de R$ 5000,  ,  pois inclui passagens ida e volta e também hospedagem tudo por conta própria sem uma empresa de turismo .Sou estagiaria  ganho 800 reais trabalhando 6h, já estou em busca de emprego adc possu- o 11 cartões de créditos , mas com os limites baixo , pago 300 em minha casa nas despesas familiares e  meus cartões são ref a movéis e roupas quero quita-los todos são prestações baixas e logo depois juntar 300 reais por mês será possível? queria viajar em out/2013 

  • Wilhan scardua

    Tenho 13 anos e procurei esse site com a pergunta ‘como juntar dinheiro’ gostei muito das dicas mesmo que eu ainda nao tenha conta nem dividas mas estou juntando dinheiro para comprar um volante para jogar um jogo Need for speed mas sempre tenho que gastar boa parte desse dinheiro e agora não dá tenho que recorrer aos meus pais! 

  • Marcia

    Olá pessoal, meu nome é Marcia e infelizmente não consigo guardar dinheiro. Eu já tentei de várias formas mas não consigo. Eu e meu esposo temos uma renda mensal de 2500,00 liquido, só que estamos construindo e não sobra nada no final do mês. Peguei um empréstimo pela empresa para tentar avançar na construção, mas não deu certo, além do mais o meu salário reduziu bastante e pra finalizar meu esposo comprou um carro no valor de 18.000,00 e paga 500,00 por mês., além dos gastos com o mesmo, pois o carro é semi-novo. Os comentários são bons, mas para colocar em pratica é um pouco difícil mas não impossível.

  • andressa franco

    fiz uma conta forçada no banco . só vou tira daqui a cinco anos ,por mes guardo    cinquenta  reais      foi   um bom investimento

  • Filipi Paim

    A sua situação é um pouco complicada, eu não tenho experiencia nenhuma em finanças mas eu acho que voce paga um aluguel um pouco caro voce nao acha nao ? sera que por 300 ou 250 voce nao conseguiria uma casa legal para 3 pessoas e economizar uns 150 ou 100 ou até 50 reais, uma outra sugestão para aumentar um pouco mais seria as vezes sua esposa te ajudar um pouco, pelo visto seu filho é bebê ainda, as vezes sua esposa consiga um emprego de cuidar de algum outro bebê, nem que seja meio período, pois assim ela não sairia de perto do seu filho e te ajudaria financeiramente. Bom fica a dica desculpe eu me intrometer ok, só quero te ajudar… boa sorte.

  • Samuel Dias

    Conheça o Sistema DinheiroBR.

    Eu estava desesperado querendo aumentar meu
    orçamento e só o salário do meu emprego não estava dando para pagar minhas
    contas. Pesquisei diversos Programas de “dinheiro fácil” na Internet,
    até que achei o DinheiroBR. Fui ousado, adquiri sem medo e hoje afirmo que desfruto
    de uma renda extra que proporciona conforto prá mim e prá toda minha família. É
    um processo gradual, lógico, exige uma certa dedicação. Nada na Internet é mágico.
    É um trabalho sério como outro qualquer. Mas os resultados são reais! Super recomendo!
    Você vai sorrir da mesma forma que eu assim que receber o seu primeiro
    Pagamento. Acesse e conheça: http://www.dinheirobr.com/samueldias

  • Clarisse

    nunca consigo juntar dinheiro, hoje em dia chego a juntar no mínimo cinco reais, não posso ter dinheiro nas mãos que já quero gastar; putz; eu preciso juntar, quero comprar varias cosas mais não consigo juntar dinheiro suficiente.

  • Anderson Vieira silva

     Leandro Andrademe respond euma coisa,o Que é um coração sabio?

  • carlos

    Comecei a ler a matéria mas não dei continuidade. Quando vi que a pessoa que escreveu o texto, escreveu CRESIMENTO… Não tem como dar credibilidade.. 

  • ricardo

    Olá, Andei passando por umas barras em questão de saúde e foi onde parei para pensar, trabalho dia e noite e tenho uma renda de quase 8 mil, e com esta barreira na saúde fiquei alguns meses parado sem pode trabalhar e sem dinheiro pois sou autônomo e não tinha nem um valor guardado para um caso de emergência, foi onde subiu a cabeça procurar meios de juntar dinheiro, por incrível que pareça gasto mas do que ganho, e a 4 anos atras vivia de salario minimo, o meu método que estou usando neste momento é ao receber retiro 2 mil e coloco na poupança digo a mim mesmo que aquele dinheiro sumiu (( tento colocar na cabeça que gastei com algo e se foi )) e o restante me viro para pagar as contas e o que sobra tento poupa o máximo as vezes até sobra para o próximo més, coisa que não conseguia fazer antes, esta semana estarei comprando uma aria comercial com 5 lojas avista, ao qual irei alugar e a recompensa ira tudo para a poupança, espero que todos aqui possam esta conseguindo de alguma forma juntar seu trocados e no final ser recompensado não só com o valor mais com a alto estima de saber que somos capazes de nos controlarmos, e poder passar isso para filhos, netos e outros

  • fabi

    socorrooooooooooo estou endividada até o pescoço, não consigo controlar minhas dívidas quando penso que acabou tem mais pra pagar tenho um salão de beleza e estou pensando em fechar pois nao consigo quitar minhas dívidas por favor me ajude minhas despesas gera em torno de1.500 por mês me ajude o que devo fazer?

  • Maciel Silva

    Eu utilizo 3 estratégias, no inicio do mes programo uma transferencia para poupança de um cartão que quebrei pra não sacar, jogo uma parte em renda fixa e por ultimo utilizo também um cofrinho pra guardar moeda.Da última vez que abri tinha 300 reais ,aí com este dinheiro comprei 0,2 de um titulo do tesouro direto atrelado a inflação

  • Guest

    o ideal no seu caso amigo, é realmente complementar sua renda, ou procurar algum outro emprego que lhe pague mais..conheço varias pessoas que trabalham em bicos de noites de sexta,sabado..que lhe trazem uma renda de 200$ ou mais..por cada final de semana…isso trabalhando poucas horas por noite como garçon, baladas e afins.

  • mi

    ola

  • mi

    ola como vai sou a michele tenho 28 anos meu salario e de 1260,00 tenho agua luz tel net pretaçao de moto carme nao seio como fazer para pagar tudo isto

  • adria

    fazer pic no banco e uma forma de guardar dinheiro?

  • http://www.facebook.com/milene.severiano Milene Severiano

    tento juntar nao consigo

  • http://www.facebook.com/milene.severiano Milene Severiano

    da mau raiva querer comprar coisa e nao tem dinheiro mano

  • tamiy

    adorei esses conselhos,agora estou mas ciente do que realmente eu quero.obrigada.

  • http://www.facebook.com/ebert.cardoso.9 Ebert Cardoso

    TENHO UMA NOVIDADES PARA QUEM QUER INVESTIR A CURTO PRAZO QUEM ESTIVER INTERESSADO ME ADICIONE NO SKYPE ID EBERTCARDOSO.

  • desacreditado

    A idéia inicial de poupar mensalmente como compromisso análogo ao pagamento de uma dívida é muito salutar. No entanto, logo que conseguir acumular algum capital, é necessário que se pegue este dinheiro e invista em um imóvel e, com certeza, o retorno será certo. O difícil é acumular um montante que possa dá de entrada neste imóvel.

  • http://www.facebook.com/jesusassilva Jesus Antonio

    Tá ai, gostei dos comentários.

    Sou vigilante, meu salário com benefícios é de aproximadamente R$ 1.400,00. Complemento minha renda com bicos (Segurança em eventos) que geram um extra no final do mês.
    Ah… Minha esposa tem uma renda de R$ 700,00.
    Com isso nossa renda chega a algo em torno de R$ 2.400,00.
    Tenho um bom planejamento. Pois afinal temos que dar valor no dinheiro ganho.
    Anoto tudo, receita (Entrada de dinheiro) e saída (Despesas) em uma planilha no excel.
    Parece incrível, mais a meses em que conseguimos guardar mais de R$ 1.200,00.
    Isso só foi possível depois que li um livro chamado: Pai Rico Pai Pobre.

    Um livro com metodologia simples: Porém, muito eficaz.

    Abraço amigos… Sorte a todos.

    Lembrem-se:

    Todos somos capazes de realizar grandes feitos. Basta apenas dedicarmo-nos.

  • wagner cardoso

    galera a exatamente um mes comecei a economizar pra comprar um carro…olha só sou locutor e produtor de radio minha renda mensal é de 2,500 por mes mas meus gastos são enormes e ja tentei cortar na carne mas não consegui…na minha profissão faço muitas gravações pra lojas, mercados e etc e cada gravação custa 35 reais e esse dinheiro eu sempre gastava com bobagens no dia a dia esse dinheiro é um dinheiro extra, um dia fiz uns cálculos de gravações q fiz dentro de um ano rsrsrs fiquei assustado pois se tivesse guardado teria dinheiro pra comprar um carro semi novo… então o que eu fiz mandei fazer uma urna de madeira com cadeado e todo o dinheiro q entra de gravações ou q sobra do pagamento ou uma locução q faço pra alguma loja coloco na caixa o legal é vc só lembra do ultimo valo q vc colocou na caixa e estou fazendo isso pois tenho certeza q daqui um ano vou ter dinheiro pra dar de entrada em um carro novo se Deus quiser.

  • lucas

    bom eu sou uma pessoa que não consigo guardar dinheiro de jeito nenhum eu tenho 18 anos meu salario é de 1250 liquido e so em contas no mês tenho 780 sempre recebo e guardo 470 reais mais eu sempre acho algo para gastar bom pela minha idade tenho 1 moto fan 150 quitada um saveiro quitado mais tenho umas continhas e sempre oq sobra eu acho no que gastar oq eu faço pra se controlar? e final de ano que vem vou casar dae sim as contras multiplicarao!!!

  • João.

    Hoje tenho 33 anos, comecei a trabalhar com 19 anos aos 20 comprei um carro de R$8.000,00 na mesma semana coloquei a venda por R$13.000,00 vendi guardei 8.000,00 na poupança comprei outro carro no valor de R$5.000,00 na mesma semana coloquei a venda R$8.000,00 vendi guardei R$4.000,00 na poupança e comprei outro R$4.000,00 e vendi por R6.000,00. Em ano juntei R$19.000,00 com esse dinheiro dei entra numa casa de R$25.000,00 isso foi no ano de 2002. Fica dica compre algo que possa te dar retorno breve, carro alguns anos valiam apena hoje não vale mais seja criativo para ter seu grande objetivo. O meu era a casa…. Vamos a luta.

  • paulo amorim da silva

    muito bom esse saite.

  • Heloize

    Olá sou a Heloize tenho 12 anos e sem querer entrei nessa página fechei pois como todos os jovens não se interessarão nesse assunto minha internet estava demorando muito então li o resumo do que se tratava e li alguns comentários logo vi que realmente esse assunto tinha algo a ver comigo, vocês podem achar Nossa a garota tem 12 anos e já quer ter dinheiro ou já tem sei lá, Bem na verdade eu ainda não trabalho (isso é obvio pq só tenho 12 anos) mais eu me interessei pois muitos comentários falam sobre poupanças, minha classe é media, nem rica nem pobre, eu tenho um tio que passa por aperto financeiro e ele é caminhoneiro ele na verdade faz fretes também é alcoólatra e não tem salario fixo o fato dele ser alcoólatra quer dizer que qualquer dinheiro que sobra ele usa comprando bebidas um dia ele veio em minha casa e disse que estava em aperto financeiro contou sua situação aos meus avós pais dele no qual cuidam de mim rapidamente ao ouvir o assunto lê contei a experiencia da POUPANÇA eu ganho 2,00 R$ por dia para o lanche da escola, estudo em escola publica e gasto com o lanche apenas 1,00 Real o resto eu junto em um cofre, fiz essa experiencia por 1 ano e as vezes tirei algum dinheiro na hora da necessidade (tipo colocar credito na hora de urgência ou outras coisas) E como não tenho aula todos os dias do ano não fiquei bilhonaria por juntar esse dinheiro rsrs… Todos os meses tirei uma quantia para gasta da forma que eu preferisse como sou criança não tenho muitos gasto meu tio disse -Mais eu só uso 10 reais ou mais isso não é nada. e eu completei -Um dia desse eu juntei de centavo em centavo e já estou com mais de cinquenta reais! Ele meio envergonhado saio… ele nesse momento seguiu o meu concelho e juntou tudo que sobrava dos seus gastos hoje ele saio do aluguei mora com seus 3 filhos e sua esposa na sua propiá casa e saio do aperto, algumas pessoas dizem Nossa você tem 12 anos e junta dinheiro pra gasta em festa com amigas NÃO! eu junto dinheiro hoje pensando no amanhã, quero completa a faculdade e ter uma boa renda! Espero ter dado ajuda a alguém ;) #Heloize

  • Heloize

    Olá se possível ler meu comentário :) #Heloize ^-^

  • Lennon

    Rogério, comecei a poupar dinheiro agora, abri uma poupança no bb, não sei muito sobre isso, mas lá eu vou ter um bom rendimento?, e que poupança você tem?

  • rvera

    uma dica, vendo pao de mel, e da uma diferença e tanto na renda…

  • juliana santos

    meus parabens

  • Jefferson

    Parabens, vc é inteligente. ja pensei em juntar, mais nunca pensei em aplica-las posteriormente.

  • Marcelo Mussarelli Corghi

    simples: primeiro guarde, e gaste o que sobrar. Se sempre sobram 470 reais, poupe esse valor assim que receber seu pagamento. em pouco tempo vai ter uma boa grana guardada.

  • kaio

    Oi gente, nada de simpatia , porque a realidade eh real que as contas não espera..
    Sabendo que não está fácil pra ninguém, resolvi tentar isso: vi num site aí uma corrente que vale a pena testar e experimentar, e é bem melhor que essas correntes de orações e besteirol que dizem que se você não compartilhar, vai acontecer algo ruim em tantas horas… Mas vamos ao que interessa: É uma forma de ganhar dinheiro realmente fácil, o problema maior é que tem que ser HONESTO e realmente investir os R$ 25,00.

    Vá ao Banco e deposite R$ 5,00 nas contas das pessoas da lista que você verá abaixo(Isso mesmo, apenas R$ 5,00!)

    A lista tem 5 nomes. Você depositará dois reais na conta de cada pessoa. Ao depositar, repasse essa mensagem retirando o PRIMEIRO nome da lista, subindo os nomes e colocando o seu na QUINTA posição!

    Logo que fizer o depósito, você vai tirar o PRIMEIRO nome da lista.

    Assim, o PRIMEIRO DA LISTA sai. O que estava em SEGUNDO sobe para PRIMEIRO. E assim sucessivamente

    1ª POSIÇÃO

    NOME: KAIO CESAR DA SILVA
    AGENCIA: 0918 DIG: 0
    CONTA : 2179 DIG: 2
    BANCO: BRADESCO

    2ª POSIÇÃO
    NOME: DENISE
    AG 1611 C/C 0019414-0
    BANCO BRADESCO

    3ª POSIÇÃO
    TEREZINHA DE J. N. DIAS
    AG.3951-9 OP 013 C/C: 17.926-4
    CAIXA ECONOMICA

    4ª POSIÇAO
    NOME: DEBORAH HELLEN A. DE MELO
    AG: 1842 OP: 013 CONTA
    POUPANÇA: 00024967-2
    BANCO: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

    5ª POSIÇAO
    RICARDO SANTOS DE FIGUEIREDO
    AG 2994 C/C 5231-0
    BANCO BRADESCO

    Agora, poste seu artigo modificado (ou esse mesmo, não esquecendo a ordem de mudar a ordem dos nomes e acrescentar o seu)
    Você irá passar esse texto para outros fóruns na internet, onde pessoas irão ler e fazer os depósitos Elas farão isso, pois depois outros irão depositar na conta delas! É uma CORRENTE DE AJUDA MUTUA!

    Seja HONESTO, assim como que você quer que sejam honestos com você. Você entrou no projeto com a intenção que depositem o dinheiro na sua conta para você ganhar o seu dinheiro, então não deixe de depositar também.
    O projeto é próspero por causa da honestidade dos participantes! Caso isso não aconteça, pense as chances de dar certo com você também diminui.

Sobre esse blog

Educação financeira, independência financeira, ações, opções e muito mais sobre finanças pessoais.

RSS do blog PaiRico PaiRico no Twitter PaiRico no Facebook Contato do PaiRico
Ganhe dinheiro com futebol

Ganhe dinheiro com futebol

Blog Finanças Pessoais

Livros Recomendados


Os Segredos da Mente Milionária - de T. Harv Eker Pai Rico Pai Pobre - de Robert T. Kiyosaki 12 Meses para Enriquecer: O Plano da Virada - de Marcos Silvestre 'Independência Financeira - O Guia do Pai Rico - de Robert T. Kiyosaki Desenvolva sua Inteligência Financeira - de Robert T. Kiyosaki Casais Inteligentes Enriquecem Juntos - de Gustavo Cerbasi O Homem Mais Rico da Babilônia- de George S. Clason Terapia da Riqueza - de Deborah L. Price Investindo em Opções - de Maurício Hissa (Bastter)

PaiRico.COM no twitter

[aktt_tweets count="5"]
  • kaio: Oi gente, nada de simpatia , porque a realidade eh real que as contas não espera.. Sabendo que n [...]
  • Marcelo Mussarelli Corghi: simples: primeiro guarde, e gaste o que sobrar. Se sempre sobram 470 reais, poupe esse valor assim q [...]
  • isabel: é mesmo kkk eu trabalho em um e nao consigo guardar dinheiro de jeito nenhum!!! [...]
  • isabel: engraçado néé ..ngm admite que é gastonaa..kkk [...]
  • isabel: ate parece q é podre de rico né..qual o problema de ser pobre??? tudo começa de baixo .. [...]


QR Code do PaiRico



qrcode do PaiRico.com
O que é um QR Code?


Personal Blogs - BlogCatalog Blog Directory BlogBlogs Web Analytics